domingo, 18 de dezembro de 2011

Porque Ser Ecológico - Óleo de Cozinha - Cuidando da Água que Bebemos

Reciclagem de óleo de cozinha - Em algum momento, tudo volta para você



Porque Ser Ecológico - Óleo de Cozinha - Cuidando da Água que Bebemos
Parte 2


Por Marise Jalowitzki
13.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/porque-ser-ecologico-oleo-de-cozinha.html
 http://ning.it/vktKql



Óleo de Cozinha


Restos de óleo de cozinha NÃO PODEM descer pelo ralo, nem ser despejados no pátio de casa. Seja pelos canos do esgoto (ralo) ou levado pela água da chuva (enterrar o óleo no pátio), o óleo descartado acaba chegando nos rios, contaminando a água. Você sabia que cada litro de óleo jogado no ralo contamina diretamente 20 mil litros de água? Incluindo tratamento, são 1 milhão de litros de água!!! É o que você utiliza de água durante 14 anos!

A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. O professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre D'Avignon, explica que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera.

O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. “Quando o óleo de cozinha é despejado no ralo da pia, acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto.Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. Você acaba tendo a decomposição e a geração de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias", salienta D’Avignon.

Muito já se ouviu falar sobre a reciclagem do óleo, mas o reaproveitamento, ainda hoje, não chega a 35%! “O que agrava o problema é a questão cultural. Desde crianças estamos acostumados a ver nossos pais a jogarem óleo pela pia da cozinha e nunca nos preocupamos com as consequências nocivas desse mau hábito”, alerta Ricardo Costacoi, um dos responsáveis pela ONG Trevo, entidade paulista que atua desde 1992 na coleta de óleo de cozinha usado para fabricação de sabão.

Reciclagem do óleo de cozinha - O ideal é guardar os restos do óleo que sobrou das frituras em um vidro ou garrafas pet



O ideal é guardar os restos do óleo que sobrou das frituras em um vidro ou garrafas pet, onde você vai despejando o óleo usado. Quando atingir uma quantidade significativa, você pode levar até um dos postos de recepção e reciclagem perto de sua casa; ou mobilizar seu condomínio para uma coleta conjunta. Ou pode, você mesmo(a), transformá-lo em sabão.



Integram este tópico: 


Parte 1 - Porque ser ecológico -  Em um mundo pleno de contaminações, praticar a ecologia é reconhecer a grande família planetária que constituímos - Link: http://ning.it/vv58fh 


Parte 2 - Óleo de Cozinha - Cuidando da água que bebemos - Link: http://ning.it/vktKql


Parte 3 - Óleo de Cozinha - Envolvendo a Comunidade em Geração de Renda - Projeto Vencedor - IFF - Bom Jesus - Link: http://ning.it/v3kFWN   


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil




Em um mundo pleno de contaminações, praticar a ecologia é reconhecer a grande família planetária que constituímos

Nenhum comentário:

Postar um comentário